Socialização: escola X família
Como ensinar em casa ainda não é nada comum no Brasil, desde que optamos por fazê-lo onde quer que vamos deparamos com mil questionamentos e críticas (construtivas e não).
Curiosamente, digo sem medo de errar que os maiores e mais ferrenhos críticos que encontramos são sempre os que menos conhecem a educação domiciliar.
Quando o sub tema é socialização não é diferente. Até hoje não encontrei ninguém que fosse ao mesmo tempo preocupadíssimo com a socialização da criança educada em casa e conhecedor de uma só pessoa (adulta ou não) educada em casa.
👀👀👀👀👀👀👀
É absolutamente natural que, sendo a educação domiciliar recente no Brasil, as pessoas sintam-se apreensivas. Por outro lado, é absolutamente natural que, se eu nunca li ou vi nada sobre determinado assunto, eu não tenha uma opinião formada e radical sobre ele, certo? Bem, deveria ser.
A pergunta mais comum que ouvimos, curiosamente, é sobre a socialização das crianças que fazem homeschooling, a educação domiciliar.
A pergunta mais comum que ouvimos, curiosamente, é sobre a socialização das crianças que fazem homeschooling, a educação domiciliar.
Na verdade, a associação da socialização da criança ao convívio na escola decorre de alguns fatores de mudança da sociedade:
* Já há mais de uma geração que as crianças
saem do convívio familiar por, no mínimo,
meio período, desde antes da idade da razão.
* Já há quase uma geração que as crianças
saem do convívio familiar por
aproximadamente 10 horas por dia
(=jornada de trabalho+ almoço+deslocamento)
desde antes mesmo de começarem a falar.
A verdade é que, se você não vive na zona rural, provavelmente, você é uma pessoa que não tem sequer idade para se lembrar de como é que se porta uma criança normal de 6 anos que nunca foi à escola.
Afinal, você não vê nenhuma criança assim há quantos anos?
Talvez nem você mesmo tenha sido uma criança assim.
Conversando com as pessoas, eu percebo que ninguém mais sabe qual o papel dos familiares na formação do caráter de uma criança. Hoje é senso comum que uma criança que não conviva desde cedo por horas diárias com outros da mesma idade e de fora da família não será um adulto maduro. Será?
Vejamos:
1. Quanto tempo líquido de interação livre uma criança tem por dia na escola?
Sabemos que no ensino fundamental varia de 20 a 40 minutos o horário do recreio. No restante todo do período escolar, a criança está participando de atividades guiadas, nas quais, via de regra, não pode muitas vezes sequer olhar para o colega ao lado.
2. Observe as pessoas mais velhas que você conhece que foram para a escola após os 7 anos de idade.
Quem vem do interior certamente já conheceu alguém que estudou apenas até o 4º ano do fundamental ou apenas até o 8º ano do fundamental, pois precisava ajudar em casa e trabalhar.
Quando me perguntam "mas e a socialização?", eu devolvo a pergunta - como farei agora:
* Qual é a socialização que existe na escola?
* Qual geração tem adultos mais maduros: a antiga, que frequentou a escola meio período e, muitas vezes, de forma incompleta, ou os jovens de 20 anos que você vê hoje, que frequentaram berçário quase integral?
Para quem conhece crianças e/ou adultos ensinados em casa não resta dúvida de que são socialmente ajustados como qualquer outra pessoa. Aos que não conhecem, eu deixo esses questionamentos como reflexão.
E duas sugestões:
- pesquisem sobre socialização de crianças ensinadas em casa. O movimento de homeschooling dos EUA é da década de 70 e os americanos adoram pesquisas científicas. Vá ao Google e confira.
- conheça crianças/adultos que foram educados em casa.
E duas sugestões:
- pesquisem sobre socialização de crianças ensinadas em casa. O movimento de homeschooling dos EUA é da década de 70 e os americanos adoram pesquisas científicas. Vá ao Google e confira.
- conheça crianças/adultos que foram educados em casa.
Ótimo artigo!
ResponderExcluirMuito obrigada, Andrea! =)
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