*Real Learning: Education in the heart of the home

Autor: Elizabeth Foss
(os posts sobre livros tem um * antes do título)

Este livro da mãe educadora Elizabeth Foss foi o primeiro que li sobre educação domiciliar.

Li sem absolutamente nenhum interesse em fazer educação domiciliar. Na verdade, li por indicação de uma grande amiga que é um verdadeiro anjo na minha vida. Toda vez que ela passa pelo meu caminho, algo grandioso e divino acontece (e foi ela que me apresentou Dostoievski💙). Como eu estava muito interessada em aprender sobre técnicas de educação (intuitivamente fazíamos homeschooling parcial em casa), achei que poderia ser interessante.

A autora é uma grande fã do método Charlotte Mason, sintetizado na frase: "a educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida".

A ideia toda do aprendizado se fundamenta no amor pelo conhecimento, não pelo acúmulo de informações tendo em vista um resultado profissional ou de vestibular. Ou seja, é um método completamente avesso ao aplicado em quase todas as escolas atualmente. A ideia é fazer com que seus filhos amem aprender... É ou não é encantador?

Quando eu cheguei à página 29, me lembro de já estar muito impressionada com as ideias do livro. Meu marido estava brincando com meu filho e eu os interrompi:

- Amor, eu gostaria que vocês parassem um pouco, porque eu preciso ler isso para você.

Meu marido me olhou meio assustado...

Aqui traduzo um trecho do livro, que é uma carta, recebida pela autora Elizabeth Foss, de uma mãe de 5 filhos que estava sofrendo muito, pois um deles estava internado esperando um transplante de rim:

"Como pais, nós somos chamados a ser generosos ao trazer filhos para o mundo e também a ser responsáveis e diligentes em fazer com que cresçam na fé. Os pais santificam os seus filhos, mas os filhos também santificam os pais.

Uma família é formada de modo singular e único para santificar os seu próprios membros - é um processo de refinamento, que queima as impurezas enquanto preserva o ouro. As impurezas podem exalar um odor ruim durante o refinamento, mas isso é melhor do que tentar maquiá-las ou escondê-las na esperança de que desapareçam sozinhas. 

É por isso que estou fazendo homeschooling. 

Porque eu quero que nossa família se encontre no céu um dia, e eu acho que nós temos muito mais chance se fizermos juntos essa travessia o máximo que pudermos. Deus nos colocou juntos por uma razão. 

Porque eu penso que mesmo pais cansados, aflitos e preocupados são melhores para seus filhos do que os melhores professores na melhor escola. E quando meus filhos mostrarem limitações que eu não sei bem como corrigir, porque eu mesma tenho as mesmas limitações, Deus preferirá me ajudar a combatê-las através do meu jeito imperfeito, pedindo a ele sua graça e providência, do que depositar toda minha confiança em soluções externas (como mandar as crianças para a escola) para resolver meus problemas.

Fazer homeschooling traz muitas riquezas e consolações, mas algumas dessas riquezas vêm disfarçadas de dor. E é assim que uma vida realmente católica deve ser, pois disse Jesus que 'a semente deve morrer para produzir fruto'."

Quando eu li essa página, eu tive certeza de que era isso que eu queria para a minha família, para a minha vida. E foi nesse momento também que eu compreendi que a educação domiciliar não é simplesmente informar em casa, mas é realmente, uma atmosfera, uma disciplina, uma vida.

Recomendo muitíssimo esse livro. Acho que quem deseja educar em casa deve ler bons livros com bons exemplos de boas famílias numerosas. Suas experiências são riquíssimas.

Eu tenho por hábito procurar uns 3 livros para cada assunto do qual eu queira me inteirar. Acho que é uma forma de conseguir uma visão geral boa.

***********************************************************************************************
Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.


Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~


Comentários

Postagens mais visitadas