*Correspondências de Dostoiévski

(os posts sobre livros tem um * antes do título)

Quem me conhece sabe que para mim Dostoiévski é quase uma religião.

Minha relação com a literatura e com a alma humana mudou radicalmente depois que eu conheci sua obra. Ele é, de longe, meu autor preferido.

Como se não bastasse ele ser tudo isso para mim, após algumas idas e vindas na fé, Deus (que não só é cavalheiro, como também sabe ser extremamente sedutor) quis usar do Dostoiévski e da cultura eslava para me chamar de volta.💙

Esses dias lembrei que o livro Correspondências de Dostoiévski, que li há mil anos, tinha algumas cartas em que ele dava pitacos sobre educação e religião. Achei pertinente.

Educação religiosa
Carta a uma mãe, 27 de março de 1878
"Seu filho está com oito anos de idade; mostre a ele os evangelhos, ensine-o a acreditar em Deus dentro dos preceitos de nossa fé. É uma condição sine qua non - sem isso, não há como fazer de seu filho um homem decente: na melhor das hipóteses, ele será um sofredor; na pior delas, um ser apático com um destino ainda mais deplorável. A senhora nunca encontrará um guia melhor para o seu filho que o Cristo, em lugar nenhum, acredite em mim."

Imaginário da criança e grandes clássicos
Carta a Nikolai Lukitch Ozmidov, Staraia-Russa, 18 de agosto de 1880
"Se não alimentarmos a imaginação da criança, ela fatalmente desaparecerá ou, por outro lado, pode-se desenvolver por sua própria força, o que também não é desejável, pois uma exacerbação da imaginação pode exaurir a sua capacidade mental. E as impressões do belo são de grande valor na infância."

Nesta carta, Dostoiévski segue dizendo que assistiu a uma peça sobre o drama Os Ladrões, de Schiller aos 10 anos e que a peça causou uma impressão profunda nele. Conta que aos 12 anos começou a ler Walter Scott: "dessas leituras, extraí muitos bons exemplos de nobreza e caráter que deram à minha alma muito mais poder de resistência a outras impressões da vida que levariam à sedução, à violência e à corrupção".

Ele segue dizendo ao seu amigo que deve apresentar esses autores - Schiller e Walter Scott - à sua filha imediatamente. Ele também recomenda toda a obra de Charles Dickens, Dom Quixote (um de seus livros preferidos), toda a obra de Pushkin, Gogol, Tolstoi, Shakespeare e Goethe.

Lembro que quando li essas recomendações fiquei bastante perplexa de imaginar que 100 anos antes da minha existência um pré-adolescente lia nas férias de verão muito mais livros (e muito melhores) do que atualmente se lê na idade adulta.

Isso serve para nos mostrar o quanto a cultura geral e a educação vem declinado com o decorrer dos anos e quanto ela poderia ser melhor.

Termino com uma citação famosa do autor, retirada da carta à Natalia Dmitrievna Fonvisin, escrita em fevereiro de 1854, época em que esteve preso em Omsk:

"Creio que não há nada mais adorável, profundo, compassivo, racional, viril e perfeito que o Salvador; digo a mim mesmo, com amor enciumado, que não só não há ninguém como Ele, mas que não poderia haver ninguém. Diria até mais: se alguém pudesse me provar que o Cristo está fora da verdade, e se a verdade realmente excluísse o Cristo, eu preferiria estar com o Cristo e não com a verdade."

Deixo aqui também imagens da sala da casa onde viveu Doistoiévski na infância, em Moscou. Nessa sala o pequeno Fiódor e o Mikail estudaram em casa com o auxílio de uma tutora.

Mas e a socialização?




               Gramática latina e história da Rússia

***********************************************************************************************
Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.

Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

Comentários

Postagens mais visitadas