[atividades] Livro Real Learning/Elizabeth Foss

Quando li o Real Learning: Education in the Heart of the Home, livro da Elizabeth Foss baseado no método da Charlotte Mason, fiz um resumo sobre as atividades sugeridas pela autora.

Fiz o resumo faz tempo e encontrei agora, portanto, não sei dizer se anotei tudo que ela sugeriu ou só o que me pareceu novidade... enfim, deixo aqui!

** LINGUAGEM**
- literatura de alto nível
- leitura dialogada 
- histórias com estrutura definida, objetivos, moral
- crianças recontando histórias
- a criança dita uma história para a mãe escrever e arquivar no seu diário (diário de histórias)
- jogos de cartas com palavras frequentes
- caixa de cartões (flash cards) com palavras para formar uma coleção de palavras
- coleção de palavras
- caixas de palavras por letra inicial
- dicionário pessoal ilustrado
- letras móveis
- padrões fônicos
- rimas, parlendas e poesias
- utilizar caixas de palavras que rimam

** ESCRITA**
(se a criança desenvolver bem a fala e a capacidade de recontar histórias, terá facilidade para escrevê-las quando estiver alfabetizada)
- literatura envolvente
- pelo menos 30 minutos de leitura por dia
- mãe escreve ditado da criança (que ainda não escreve)
- diário de oração
- diário de passeio (observações do passeio - ex observar o mesmo lugar em estações diferentes, anotar o que viu)
- diário de personagem de um livro que se está trabalhando
- narração de histórias:
de livros
de acontecimentos do dia
- diários de narrativas ou livros com narrativas e ilustrações
ex: livros de histórias bíblicas, contos de fadas, natureza, viagens, museus etc
ilustrações com fotos, desenhos, mapas, souvenires de passeios guardados em sacolas plásticas
- narração em vídeo (para o papai, para um DVD do ano, por exemplo)
- edição do texto da criança em computador (evita que seja o adulto que corrige, pois o próprio computadr já indica que houve erro)
- gramática de tempos em tempos (não precisa ser diária)
- cópias (importante para a criança aprender a ortografia correta) 
-ditado

**MATEMÁTICA**
- jogos que ensinam proporções e contagem 
ex:
1, 2, 3, *, 5, 6, 7, *
)))/)))/)))/
branco branco azul branco branco azul
dominó
jogos de dinheiro
contar pontos nos jogos
- arrumar a mesa conforme a quantidade de pessoas
- lego
- jogos de blocos
- escala Cuisenaire
- material dourado 
- conceitos apresentados com objetos ou desenho - uso de coisas concretas para explicar
- utilizar objetos concretos que tenham significado para a criança
- demonstrar o concreto, depois, no papel (de forma lúdica)
- usar um livro texto como roteiro, guia
- usar math drills (tabelas com exercícios que trabalham conceitos análogos - somas, subtrações etc - o Kumon tem bons exemplos) - desenvolve agilidade e previsibilidade do resultado, auxilia na memorização de resultados
- drills diariamente
- começar os exercícios do dia com Matemática para ordenar o cérebro
- a criança deve construir as tabuadas ainda que demore

**HISTÓRIA**
- literatura de qualidade
Bethlehem Books
Sonlight
Grenleaf Press
- fazer linha do tempo com a criança

LINHA DO TEMPO:
- colocar artistas, músicos, cientistas, santos, acontecimentos importantes
- desenhar pessoa e colocar na linha do tempo, colocar o nome
- história do país
cidades históricas, capitais, monumentos, feriados nacionais (músicas, obras de arte, celebrações)
- museus
- biografias e histórias fictícias
- histórias de outras culturas importantes
(Sonlight Curriculum tem sugestões de arte e história multicultural)
- montar diário de estudos de História, formando, depois, o "Livro dos Séculos"

=> 1 vez/semana: digitar as narrações e juntar ao livro dos séculos
=> dividir o livro para cada século para desenvolver o conceito de tempo
- mapas e Geografia são estudados no contexto

** CIÊNCIAS**
- inseparável em relação à história. Todo grande cientista foi uma figura histórica relevante
- 2 fatores importantes para o aprendizado de ciências:
conhecimento e compreensão obtidos por meio de: living books (livros vivos/envolventes) + contato com o mundo natural
Exemplos da autora: livro não ficcional de uma certa área, biografia de um cientista, livro de história natural, livro de ficção com foco em algum aspecto da ciência, narrações sobre o livro podem ser digitadas e acrescentadas dos compêndios de Natureza/Biologia das crianças.
- fazer ilustrações 
- plano anual de ciências dividido em períodos de 6 semanas:
Botânica
Astronomia
Química
Física
Geologia
Anatomia
Fisiologia
etc

Exemplo: biologia marinha - verão
botânica - primavera/outono

O objetivo é criar uma base de compreensão do mundo natural.
- "One Small Square" books, Donald Silver

- passeio "natural": aproximadamente 1 vez/semana
(atenção: as estações e o tempo serão matéria de estudo, portanto, é preferível a rotina, indo sempre no mesmo horário)
Não encarar esse passeio como obrigação, mas como uma forma de contato com a natureza em busca de paz, serenidade, descanso
- enxergar o Criador na criação (não só classificar e conhecer)
Gênesis 1, 28

** RELIGIÃO**
- biografia de santos
- ler Edith Stein - papel do educador e da mãe
- educação baseada no relacionamento
- "tea time" - colocar um bolo/biscoito para assar enquanto lê histórias (de santos, da família etc) - é um momento especial para se aprender sobre algo especial e conviver
A autora conta que faz sempre no mesmo horário, as crianças montam a mesa e utiliza-se a melhor louça, a melhor toalha de mesa etc... Inspira o cuidado das crianças tb.

Livros:
"Our 24 family ways", Whole Heart Ministries 
"The Catholic Parent Book of Feasts", Mihaelmann Martin
"The Year and Our Children", Mary Reed Newland
(útil para incorporar celebrações especiais)
- aniversário de batismo com padrinhos
- aniversariante escolhe o menu da refeição do seu dia
- mesa arrumada e enfeitada (flores, toalha, vela etc)
- 2 santos para mencionar por mês + santos associados aos nomes da família
- poesia, literatura, arte e música
- Catecismo da igreja católica como suporte

Comentários

Postagens mais visitadas