Catequese - família Brodbeck

Antes ainda de conhecer o mundo da educação domiciliar, eu descobri o curso de catequese do Rafael e da Aline Brodbeck.

Nós já ensinávamos um pouco de religião para nosso filho, mas sem nenhum método nem sistematização.

O curso não é extenso nem é caro. São acho que 6 aulas. É organizado e as aulas são objetivas e claras.

Cada pessoa tem uma necessidade diferente, mas posso dizer que as aulas de que mais gostei do curso foram a aula sobre temperamentos e a aula da Aline em que ela explica como planejar uma aula e verificar se a aula foi adequada à criança.

Num primeiro momento da nossa educação domiciliar, como nosso filho era "cru" em catequese, optei por fazer uma abordagem querigmática como forma de introdução à catequese. Selecionei trechos dos evangelhos segundo a cronologia da vida de Jesus, que encerramos no meio da Quaresma, estudamos a Via Sacra, as orações da Ave, Maria e do Pai Nosso e as partes da missa, de forma bastante breve.

Passada essa introdução à vida de Jesus, eu senti necessidade de uma catequese mais aprofundada e estruturada e, então, passamos a utilizar de forma mais ampla as orientações do curso.

Eu recomendo o curso do Rafael e da Aline sempre. Foi muito útil para mim. A aula da Aline sobre planejamento de aulas foi o que me ajudou a montar meus primeiros cronogramas antes ainda de me decidir pela educação domiciliar. Usando as orientações dela, eu comecei a dar pequenas aulas pro meu filho e descobri que dar aulas não é uma coisa de outro mundo, basta uma pequena organização, boa vontade e amor.

Faço uma ressalva a todos os cursos que comento e/ou indico: nenhum curso, livro, método será suficiente e 100% aplicável a todas as crianças. Eles são instrumentos para nos ajudar a trabalhar com as crianças. É preciso sempre se aprofundar nos temas e ter um conhecimento maior deles do que o que se pretende ensinar à criança.

Deixo essa ressalva registrada, porque percebo que é comum algumas pessoas esperarem uma técnica, método mastigado, pronto para ser aplicado de forma universal e sem nenhum tipo de adaptação. A educação domiciliar que pratico não combina com a ideia de que os pais não precisem estudar nem se reeducar.

Comentários

Postagens mais visitadas