Cursos e métodos

Uma grande ansiedade dos pais que entram no mundo da educação é saber quais cursos valem a pena, quais métodos são bons de verdade etc.

Uma notícia boa e uma ruim.

Notícia boa: tem muito curso que vale a pena, tem muito método legal de usar. 
Notícia ruim: não existe nenhum curso que te dê todas as informações que você precisa, não tem nenhum método que sirva 100% para todas as crianças.

O problema da educação moderna (e aqui não está só o Brasil, a educação declina no mundo inteiro) não é a falta de um método ou a falta de compreensão sobre um aspecto da educação ou outro. O problema do declínio da educação no mundo é multifatorial.

Embora seja possível (e importante!) traçar um histórico da educação ocidental, verificar quando ela foi mais forte e a partir de quais mudanças começou a se enfraquecer, a má situação da educação atual chegou a tal ponto que não podemos simplesmente esperar mudar um pequeno aspecto ou outro para alcançarmos um resultado bom. É preciso refazermos a nossa educação. E isso é um processo.

Refazer a própria educação é um processo e nenhum curso, livro ou método pode dar tudo isso a você. E aqui eu paro a conversar e faço uma observação importante: 

o simples fato de você estar esperando, de forma passiva e ansiosa, que uma pessoa, livro, curso ou método te indique qual porta abrir para alcançar uma "nova dimensão no ensino" já é um indicador de que a nossa educação vai muito mal.

Não há ninguém que vá entregar tudo o que você precisa mastigado para você receber de boca aberta e só engolir. As palavras são secas e duras, porque precisam ser assim para se dar a dimensão do problema.

Logo que entrei nesse mundo de educação eu pesquisava principalmente métodos de catequese e educação religiosa. Uma pessoa muito experiente e sábia me disse a realidade: "Você vai ter que ler muita coisa antes de começar a conseguir filtrar o que é útil para você e o que não é".





Comentários

Postagens mais visitadas