*Educação Segundo a Filosofia Perene

(os posts sobre livros tem um * antes do título)
Texto que define os fins últimos da educação segundo uma visão tomista. O autor traça um histórico dos fins da educação desde a antiguidade grega até chegar à pedagogia de Hugo de São Vitor.

A EDUCAÇÃO SEGUNDO A FILOSOFIA PERENE
 Trecho extraído do site www.cristianismo.org.br
"(...) queremos desenvolver no homem as características que ele tem enquanto homem, e não apenas enquanto animal.

De fato, tomemos alguns exemplos. Educar o homem para a vida militar, como era naquela época a essência da educação em Esparta, não é desenvolver no homem uma qualidade caracteristicamente humana. A vida militar é para o homem um modo de defender sua integridade corporal. Qualquer animal faz isto; a vida militar apenas faz o mesmo de um modo mais sofisticado.

Educar o homem para uma determinada profissão como engenharia, agricultura, medicina e outras mais, também não é desenvolver no homem uma qualidade caracteristicamente humana, no sentido em que acabamos de explicar. Os animais também fazem suas tocas, procuram alimentos, tomam suas rudimentares providências quando estão doentes ou feridos. Através da construção, do plantio, dos remédios, o homem não faz algo de essencialmente diverso; mudou apenas o grau de sofisticação no que é comum a todos os animais. A educação para o mercado de trabalho, que visa principalmente através do labor a obtenção de casa, alimento e remédios, não difere essencialmente no homem da vida animal em geral, mas apenas circunstancialmente pelo grau de perfeição.

Educar o homem nas boas maneiras, nas menores cortesias e no trato social também não é desenvolver no homem uma qualidade essencialmente humana. Grande parte dos animais vive em bandos ou sociedades primitivas, como as alcateias de lobos, os bandos de elefantes, as colônias de formigas e as sociedades das abelhas, e tantos outros.

Mas ser capaz de compreender o espetáculo impressionante da natureza, contemplá-lo em toda a sua profundidade, estar consciente dele a todo momento, e compreender sua vastidão diante de um ato da inteligência humana, isto está acima da capacidade de qualquer outro animal, exceção feita ao homem. Ademais, tudo na natureza parece ter um sentido; seria de se esperar, com isto, que houvesse também um sentido na sua obra mais perfeita, que é o homem; deveria haver, então, algum motivo para que a natureza tivesse dotado o homem de alguma qualidade especificamente apenas a ele pertencente." (grifei)



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Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.

Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

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