*Maquiavel Pedagogo

Autor: Pascal Bernardin
(os posts sobre livros tem um * antes do título)

"Muitos pais queixam-se da crescente influência que os grupos de pares exercem sobre seus filhos. Esse fenômeno não é espontâneo. É o resultado de uma política de socialização deliberada, que visa a fazer do grupo de pares o grupo de referência.
Não é de espantar que, cada vez mais, torna-se difícil transmitir valores às crianças, bem como uma cultura e uma educação que se diferencie daquela medíocre veicula pelo grupo. O controle social efetua-se então pelo grupo de pares, mais receptivo às influências dominantes do que o seria um indivíduo isolado."

Este livro trata de como os conteúdos do ensino escolar foram sendo mudados de meados do século passado para os dias de hoje por meio de iniciativas da UNESCO. 

É uma leitura imprescindível para quem educa - pais e professores. Permitirá verificar como políticas públicas diminuíram os conteúdos cognitivos e aumentaram os conteúdos morais - a partir, claro, de uma moral estritamente delimitada pela UNESCO. 

O início do livro fala sobre como as pesquisas de psicopedagogia trouxeram conclusões que abriram caminho para as tristes e bem arquitetadas inovações de currículo promovidas pela UNESCO. 

O autor traz uma série de documentos que demonstram o passo a passo desse declínio do ensino, bem como indica as fontes para que qualquer pessoa possa averiguar. 

Leitura fundamental. 

***********************************************************************************************
Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.


Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

Comentários

Postagens mais visitadas