*História Sagrada para os meus afilhados

Autor: Daniel Rops 
(os posts sobre livros tem um * antes do título)

O autor é um historiador francês famoso no Brasil pela sua coleção de história da igreja católica vendida pela editora Quadrante. 

Dois livros seus são destinados a crianças e foram traduzidos para a língua portuguesa: A História Sagrada das Crianças e História Sagrada Para os Meus Afilhados. Infelizmente suas últimas edições são das décadas de 40 e 50 (Concreta, Verbum, Cultor de Livros, Katechesis, É Realizações, Cleofas e afins, por favor, se apressem em reeditar essas riquezas!).  

A História Sagrada Contada Para Meus Afilhados é uma narrativa muito objetiva e bonita (com alguns mapas), feita numa linguagem adequada às crianças sem deixar de ser rica. 

Dividindo breves lições do tamanho de uma página de brochurinha, o autor apresenta-nos o povo de Deus, o povo hebreu, contando de onde ele veio, quem são seus patriarcas, em que cultura viviam. 

É muito apropriado para o uso na catequese e muito proveitoso para mostrar à criança a história de amor de um Deus generoso e misericordioso para com um povo que era extremamente bruto, limitado moralmente, teimoso e cruel.

Posso dizer que estudar a cultura deste povo paralelamente ao estudo do povo sumério (lendo a Epopeia de Gilgamesh e excertos cuidadosamente escolhidos do código de Hamurabi), que era vizinho dos hebreus, nos ajudou muito a compreender que não era o Deus do Antigo Testamento que era um Deus cruel e vingativo. Pelo contrário, ficou claro para nós que um povo tão bruto e rude como o povo antigo só poderia compreender a mensagem de Deus se Ele simplificasse sua linguagem. 

Há que se explicar também à criança que a forma como tal povo bruto inicialmente via o Senhor não é necessariamente a forma como Deus de fato é (e era). Feitas essas ressalvas delicadamente e em pequenas doses à criança, esse livro é um verdadeiro tesouro. 

***********************************************************************************************
Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.


Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

Comentários


  1. O livro está disponível na livraria Nebli.
    http://www.nebli.com.br/livrariavirtual/publicacoes-da-nebli/historia-sagrada-para-os-meus-afilhados/2101/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas