E a socialização? por Mary Kay Clark

Coloco aqui pequenas citações do livro O Homeschooling Católico, de Mary Kay Clark, sobre a tão questionada socialização.

São trechos que eu grifei durante a minha leitura. Os grifos são todos meus.
_____________________________________

A questão da socialização
O termo "socialização" foi inventado pelos educadores porque eles já não conseguem "vender" as escolas por sua finalidade educacional, sendo necessário inventar outro motivo para elas existirem.
(...)

Onde houver pessoas reunidas, haverá interação e socialização. O que os pais católicos precisam ponderar é: que tipo de socialização queremos para os nossos filhos? Queremos que eles convivam com colegas de classe imersos na cultura das drogas e do sexo livre, na cultura do "Eu primeiro"? Queremos que nossos filhos sejam doutrinados pela cultura da Nova Era e do politicamente correto?
(...)

Queremos que vivam sua infância escolar infelizes, sendo sempre aqueles que são diferentes, aqueles que são ridicularizados por colegas e professores? Quanto tempo uma criança consegue resistir a ataques sistemáticos aos valores cristãos, dia após dia, semana após semana, mês após mês, ano após ano? "Quem visita os sábios torna-se sábio; quem se faz amigo dos insensatos, perde-se" (Provérbios 13, 20).
(...)

Há de fato pouquíssima evidência de que a socialização nas escolas americanas seja saudável. (...) As crianças que vão à escola e seus pais sabem perfeitamente que existe pressão grupal para que os jovens usem drogas e iniciem sua atividade sexual. (...)

Os alunos passam por problemas tão sérios nas escolas hoje em dia, que crianças normais são levadas a considerar-se anormais.
(...)

Há um livro que denuncia a terrível hipocrisia da socialização nas escolas. A Família Importa (Family Matters), do professor secundário David Guterson, que também é pai homeschooler, discute a obsessão que os adolescentes nas escolas têm por conquistar a aceitação dos colegas. Há uma batalha constante por status grupal, e as chamadas "panelinhas" isolam os jovens de grupos de outras faixas etárias. A obsessão pela conformação ao grupo através de roupas, cortes de cabelo, valores e atitudes debilita o crescimento emocional e a socialização desses jovens depois de adultos.
(...)

Nos dias de hoje, 
em que as crianças passam mais tempo 
com colegas do que com seus pais, 
pois estes trabalham fora de casa por longas horas,
elas acabam adotando valores dos grupos de amigos.

Tal é a origem do chamado "conflito de gerações".
Esse problema tem sido causado pelas escolas,
que definitivamente
não proporcionam uma socialização saudável.


Escolas católicas
Muitos pais católicos têm consciência desses problemas, porém acreditam que as escolas  católicas são mais seguras. Eles provavelmente não estão a par dos fatos. Os problemas descritos acima podem não ser tão comuns nas escolas católicas, mas a realidade é que estas, hoje, raramente ensinam valores católicos positivos; há, inclusive, evidências claras de que o nível de imoralidade e perda da fé está em franca escalada nas escolas católicas.
(...)

Se as crianças não aprendem os Dez Mandamentos, nem as bem-Aventuranças, e se não compreendem os princípios ali implicados, não têm como praticar o amor abnegado pelo próximo, que é a base de todas as amizades verdadeiras. Elas precisam aprender sobre Jesus, sobre Seu auto sacrifício e Seu amor por nós, para que sejam capazes de pôr em prática bons hábitos sociais, cheios de bondade, generosidade e caridade.

Nós resistiríamos?
(...) Quanto tempo elas conseguem resistir a professores que lhes são hierarquicamente superiores, a quem, portanto, devem "obedecer", e que ridicularizam suas crenças católicas? 

Podemos esperar que nossos filhos mantenham-se firmes por treze anos, afirmando sua fé e vivendo uma vida católica?
(...)

Ora, se alguns comentários libidinosos aqui e ali constituem um ambiente hostil para um adulto, então necessariamente, para as crianças cristãs em geral, uma escola pública é uma zona de guerra. E, sinto muito precisar dizê-lo, mas o mesmo se aplica a muitas escolas católicas.

A premissa dos educadores 
é que a socialização com os colegas de classe
ajudará as crianças a "adequar-se" à sociedade.
Evidentemente, a ironia é que eles estão certos!

A pós treze anos de doutrinação para a indiferença moral,
qualquer criança estará perfeitamente "adequada"
aos valores pagãos da cultura secular,
pronta para tornar-se mais um cidadão passivo
de nossa sociedade americana.
(...)


Homeschooling
(...)
Crianças pequenas ainda não têm a estrutura necessária para enfrentar as ideias complexas e muitas vezes sutis que têm sido promovidas em nossa sociedade, pela televisão, pelos livros didáticos, pelos professores e pelos colegas de classe. (...) Qual pai ou mãe dispõe de tempo suficiente após a escola para refutar o que ali se ensina todos os dias? Mesmo saber tudo o que acontece em sala de aula todos os dias seria impossível.
(...)

Socialização ou destruição da personalidade?
(...) os ditos valores sociais que as crianças aprendem na escola mudam o tempo todo, pois acompanham a imaturidade coletiva do grupo.
(...)
O sistema escolar atual não mede esforços para polir essas pedras preciosas de tal modo, que ao final sejam todas uniformemente similares umas às outras.
(...)
O que se costuma chamar de socialização é, na verdade, um processo que destrói o centro pessoal da criança, sua capacidade de ser um indivíduo livre e verdadeiramente responsável por seu caráter e seu destino.
(...) Professores, autores de livros didáticos e pedagogos não medem esforços quando se trata de manipular as crianças e levá-las a tomar decisões de acordo com os valores DELES. A questão não é se as crianças devem ou não ter direito de escolha, mas quem escolhe por elas.
(...)
Por que deixaríamos nossos filhos passarem treze anos aprendendo a adequar-se a algo que não é adequado? 
(...)

Portanto,
a pergunta que nossos amigos e parentes
deveriam fazer não é "Mas e a socialização?"
e sim "Em qual mundo seu filho será socializado?"


Comentários

  1. Ótimo! Alguns dos melhores argumentos que já li! Obrigada por postar.

    Vou postar o link para este post em meu blog sore homeschooling: feliznolar.blogspot.com

    Pax!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, muito obrigada pela referência! Sou fã do seu blog. Leio cada nova postagem!!!
      Paz e Bem!
      =)

      Excluir
    2. Eu é que agradeço! Também estou lendo o seu :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas