Filme: Capitão Fantástico

(sim, tem alguns spoilers aqui!)
Quando esse filme saiu, todo mundo vinha me falar dele, mas cada pessoa que falava tinha uma impressão diferente do filme. Eu fiquei meio confusa até assistir. 

Percebo que todo mundo que não faz homeschooling vibra com o filme (por causa das cenas ligadas ao hs) e todo mundo que faz franze o rosto, por causa do fato da família ser bem radical e esquisita.

O filme retrata uma família que vive no meio da floresta, família que perdeu a mãe, que era doente psiquiátrica. E isso parece ter uma relação com a opção da família pelo homeschooling. 

O que eu achei do filme? 
=(
Se o diretor queria tecer um elogio ao homeschooling, eu diria que ele falhou miseravelmente. 
Se a ideia era fazer alguém simpatizar com pessoas de esquerda, o diretor também falhou miseravelmente. 

Acho que o filme teria sido péssimo e dificílimo de se assistir se não fosse pela atuação do Viggo Mortensen, que sustenta qualquer papel. Neste filme foi a atuação dele que deu verossimilhança à história e fez com que não parecesse uma história desconectada da realidade, porque, mesmo para quem educa em casa, a história apresentada é bem radical.

Parece-me que o autor quis mostrar que o homeschooling seria ótimo se as pessoas que o fazem não ficassem tão esquisitonas ou algo assim. A ideia que fica é que o hs é uma coisa utópica que seria boa, se não fosse pelo fato de deixar as pessoas cheias de inadequações sociais. 

Bem, na verdade eu acho que as crianças ficaram esquisitas na medida em que o pai transmitiu sua esquisitice a elas. E, convenhamos, ele é bastante esquisito. Poucas são as pessoas que aceitariam as jogar cinzas da própria esposa numa privada. E menos ainda seriam as pessoas que se divertiriam com isso.

Como diz uma amiga, seus filhos serão esquisitos se você for esquisita - com ou sem homeschooling.

Por todas essas coisas, eu concluí que o filme é desfavorável ao homeschooling.

=)
O elenco é bom e segura as pontas, apesar do enredo, que é espinhoso.

Embora as crianças homeschoolers que conheço não falem sobre o Bill of Rights com tanta expressividade quanto a pequena menina do filme (rs), de fato, elas falam coisas surpreendentes mesmo aqui e ali como se estivessem falando das coisas mais casuais do mundo. 

Isso é pelo fato de não ficarem presas a um currículo massificado e também por estudarem com uma abordagem que prima por desenvolver o gosto pelo conhecimento, não pelo armazenamento enciclopédico de informações voltadas a um vestibular e ao mercado de trabalho. 

Eu gostei muito da autonomia das crianças em meio a natureza. Gostei muito do entrosamento entre os irmãos, que é algo muito comum em que estuda em casa e que agrada muito aos pais educadores.

Vale a pena ver?
Não acho que é um filme imperdível - poucos são, certo? Nem é um filme que mudará sua vida. É um filme ok, com um elenco bacana.

Também não acho que seja um filme "para aprender a gostar de homeschooling". Se você não conhecia o homeschooling, viu e se encantou provavelmente você é um enamorado do homeschooling e ainda não sabe (psiu, estou te contando!!).

A maioria das pessoas que ouvi falando sobre o filme acabou por relacionar a esquisitice da família ao próprio homeschooling. É uma análise rasa como um pires, mas parece que assim é a maioria das pessoas.

****
Aqui a cena que, sem dúvida, encantou todo mundo que assistiu o filme:


Comentários

Postagens mais visitadas