*A Educação dos Filhos

Autor: monsenhor Álvaro Negromonte
(os posts sobre livros tem um * antes do título)

Criança não vem com manual de instrução...? Agora podem vir.

Bem, eu encontrei um livro que todo pai e todo educador deveriam ler. T.O.D.O. É o mais próximo de um manual de instrução de crianças que eu já vi. 

É o livro A Educação dos Filhos disponível (de graça) para download pelos sites Alexandria Católica e Obras Católicas, sites que armazenam obras católicas raras. Ele é apenas um livro com verdades e princípios de educação simples e esquecidos. Mas para a nossa geração - tão carente de critérios básicos - ele é um verdadeiro tesouro.

Ele dá critérios para todo tipo de problema educacional, desde a finalidade da educação, passando pelo marxismo, hábitos de sono e alimentação dos bebês, curiosidade, atenção, preguiça, adolescência, asseio, conveniência de leitura de gibis para crianças em fase de alfabetização e jovens, hábitos e tempo de estudo, busca da santidade, exame de consciência.

Enfim, este é o manual instrução com o qual toda criança deveria vir! 

O monsenhor Álvaro Negromonte tem várias outras obras nestes sites, todas muitíssimo recomendadas. Aqui em casa já utilizamos também o curso de catequese dele e seu manual do catequista.

***********************************************************************************************
Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.

Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

Comentários

Postagens mais visitadas