Vida interior e educação dos filhos

Ninguém pode dar o que não tem

E é precisamente esta verdade que assombra o coração dos pais que desejam que seus filhos sejam santos e virtuosos, mas reconhecem-se pecadores e limitados. 

Contudo, há uma grande sabedoria divina em infundir no coração dos pais o desejo ardente de dar aos filhos o melhor.

Não é à toa que Deus permite que assim seja. O que ele deseja de nós é justamente que com mais fervor os pais busquem sua própria conversão a fim de serem melhores exemplos para os filhos.

Os santos educadores e também os santos que falam sobre educação (sem serem tradicionalmente reconhecidos como educadores) observam que a boa educação da fé se fundamenta em dois pilares: o exemplo e a orientação.

Hoje é comum ver pessoas dizendo que o exemplo dos pais é suficiente para nortear a moral dos filhos, tão forte é a sua marca. Porém, os santos da igreja não veem assim. São Paulo já alertava que devemos estar sempre prontos a dar as razões da nossa fé. 

Aquele que crê sabe dizer em que crê e por que crê. E aquele que não sabe dizer provavelmente também pouco crê e mal crê. 

Assim, aquele que deseja formar seu filho para Deus precisa se apoiar nos pilares da vivência e da formação. 

Mas como dar bom exemplo de santidade se não sou santo? Como dar bons conselhos se minha formação é falha? 

A resposta é simples: tendo uma vida de oração e de estudo

Quando Deus pensou o amor dos pais para com seus filhos, certamente ele previu também nossas limitações. Portanto, ele será generoso em nos dar a graça necessária para recuperar com sabedoria o tempo perdido. 

Preocupada com o pequeno amor do meu filho para com as coisas de Deus, há muito tempo eu questionei um amigo e obtive dele a melhor orientação que já ouvi sobre o assunto: busque você mesma mais a Deus, ame mais Jesus, reze com mais entrega e fervor, estude mais as coisas de Deus. Se você amar mais a Deus, quando você falar dele seu filho vai se contagiar, porque o amor contagia. 

Nesta tag sobre vida interior eu deixarei pequenas pedras no caminho que estou percorrendo, a fim de ajudar os que procuram referências. 

Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado. 

Comentários

Postagens mais visitadas