Sobre minhas indicações de livros... uma ressalva

(os posts sobre livros tem um * antes do título)
Após incontáveis questionamentos por parte de diversas pessoas, decidi registrar uma ressalva às minhas indicações de leituras - ressalva essa que colocarei ao fim de cada resenha deste blog.


Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas não querem um "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer passo a passo.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.

Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

Comentários

Postagens mais visitadas