*Homeschooling Católico

Autor: Mary Kay Clark
(os posts sobre livros tem um * antes do título)

Este livro foi escrito pela Mary Kay Clark, uma mãe católica muito preocupada com a educação de seus filhos e a falta de escolas verdadeiramente católicas nos EUA. 

O início de sua trajetória no estudo da educação foi na década de 60, quando o relativismo e as ideologias de sexo livre ganharam força na cultura americana, entrando no ensino das escolas católicas.

A autora conta como sua geração de pais tentou resgatar o ensino católico pressionando as escolas católicas, depois abrindo escolas verdadeiramente católicas e, por fim, partindo para o homeschooling. Foi quando os pais homeschoolers a ela associados decidiram montar um currículo por correspondência (hoje é uma escola online, né?) para outras famílias homeschoolers.

Adianto que num dos primeiros capítulos do livro há uma longa e extenuante exposição de motivos pelos quais o homeschooling é excelente opção para famílias católicas.

Embora seja muito interessante a leitura dos motivos, ela é repetitiva e longa. Encontrei a mesma estrutura cansativa no livro Ensinando o Trivium (que é protestante) - resenha do livro aqui. Concluí que deve ser alguma mania de americano.

Eu devo dizer que, provavelmente, porque eu já estava convencida de que a educação domiciliar era o melhor para a minha família, esse livro não foi uma leitura surpreendente para mim. É um livro muito bom, mas acho que deve ser melhor para quem ainda está decidindo se quer ou não educar em casa.

De qualquer forma, eu recomendo a leitura do livro. Sempre que eu quero me inteirar sobre um tema, eu procuro ler uns 3 livros sobre o assunto para ter certeza de que eu tenho uma visão geral boa. Então, acho válido.

Este não é o melhor livro sobre homeschooling que eu já li, mas é um livro bom. E, de fato, muita gente ama.

Aviso que não é um livro que ajudará quem está procurando especificamente uma visão prática do homeschooling, que ajude a montar um currículo. Mas é um bom livro.

O livro físico pode ser comprado pelo link da editora Concreta. Eu adquiri a versão digital pelo site A Casa de Penélope (muito confiável, podem comprar).

Quem quiser um petisco do livro, o prólogo da obra, escrito por um sacerdote, foi publicado neste link do Encontrando Alegria. É uma excelente leitura!

***********************************************************************************************
Ressalva:
Percebo que algumas pessoas me pedem UM livro para educarem em casa, como se isso fosse suficiente. Não existe nenhum livro que encerre em si todas as suas necessidades.  Muitas pessoas querem não o "caminho das pedras" e princípios norteadores de seus estudos, mas um passo a passo mastigadinho, uma "receita de bolo" dizendo exatamente tudo o que elas devem fazer.

Não há nenhum livro de educação domiciliar nem nenhum método de educação que possa ser 100% aplicado a todos os estudantes de forma igual. Penso que todo tema de educação requeira discernimento dia pais para seu uso, pois cada criança é única e deve ser tratada segundo suas necessidades. Há princípios de educação que podem ser aplicados a todos, mas requerem uma formação ampla e constante por parte do educador, além de discernimento.

Todos os pais homeschoolers que conheço estão convencidos de que precisam preencher enormes lacunas na sua formação. E essa convicção aumenta a cada livro que leem, a cada palestra a que assistem. Não há um guia prático definitivo sobre educação em casa. A saída é o estudo contínuo.

Isto dito, espero que a leitura deste blog ajude você em sua pesquisa.
~ Sem pressa e sem pausa ~

Comentários

Postagens mais visitadas