Sobre a escola II

CONTRA A ESCOLA?

Num segundo momento, quando se aceita que realmente há problemas graves na educação de hoje - ou quando se compreende que o homeschooler percebe graves problemas na educação de hoje... - vem, então, a pergunta: mas você é contra a escola?

Não. Não sou contra a escola. Não posso falar por todos, mas posso falar pela maioria. A maioria imensa dos pais educadores não é contra a escola. Mas a maioria percebe que a escola moderna, essa surgida há poucos séculos, tornada obrigatória e formatada pelos governos mais recentes, é - sinto dizer - um modelo feito para dar errado. Não tem como dar certo uma coisa dessas.

Sempre aparece alguém pra dizer que foi feliz na escola, que se deu bem estudando nesse modelo, que tem lindas memórias da escola, que venceu na vida por causa de sua educação escolar, etc... Ok. Isso tudo eu - e mais outras tantas pessoas - também vivemos. Estamos todos aqui, alimentados, gordos e felizes, a despeito de todos os problemas da escola. Mas... isso não muda o fato de que o modelo escolar que tive é falho, deficiente e que eu teria sido uma estudante muito melhor e mais bem estimulada de outras formas.

O modelo escolar moderno achata o conhecimento, deixando pra trás os alunos com dificuldades e entediando os alunos adiantados. Muitos sobreviverão a esse modelo. A maioria será menos inteligente e feliz do que seria em outro modelo de ensino. O resultado final é uma multidão de pessoas com exatamente a mesma formação, técnica e insossa, voltada para formar operários do mercado de trabalho, sem espaço para desenvolver nenhum tema ou área de interesse em profundidade.

Então, não, não sou contra a escola em si. Acho que a ideia de se ter uma instituição  com pessoas especializadas que cuidem do ensino das crianças enquanto os pais trabalham e ganham o pão é extremamente bem vinda. Por outro lado, não me agrada a escola moderna

Para mim, é algo como um moedor de carne. Uma família manda chouriço argentino, outra picanha, outra salsicha vencida e o resultado final é uma massa homogênea, jovens moldados em série, com os mesmos assuntos, interesses, opiniões, gostos, penteados etc.

Eu já refleti muito sobre como deveria ser a escola ideal. Certamente ela não teria 25 alunos por sala. Nem um rodízio de professores que não dispõem de tempo suficiente para conviver com os alunos e conhecer a fundo seus temperamentos e interesses. 

A escola ideal seria algo próximo de uma tutoria com pequenos grupos, com um currículo básico de algumas matérias e outras tantas matérias que poderiam ser aprofundadas conforme o interesse e os talentos da cada aluno. Ou seja, algo muito distante do MEC, da BNCC, de common cores da vida e outros engessamentos lamentáveis.

****
Sobre a escola I - Homeschooling x escola real
Sobre a escola III - Homeschooling x escola ideal

Comentários

Postagens mais visitadas