Sobre a escola III

HOMESCHOOLING x ESCOLA IDEAL

Fazer uma contraposição entre homeschooling e escola é algo que faz sentido apenas aos que não conhecem o homeschooling ou os que acabaram de começar, sem nenhuma experiência ainda. 

Se formos conversar a sério sobre homeschooling com pessoas que já o praticam ou conhecem há um certo tempo, veremos que o homeschooling não é simplesmente uma alternativa a um baixo padrão escolar.

O homeschooling é um modelo de ensino que não tem nenhuma relação com o fato de não haver hoje escolas maravilhosas, perfeitas e gratuitas à disposição de todos.

Converse com um educador que faz homeschooling há um ano e pergunte a ele: 
"Se abrisse hoje uma escola na frente da sua casa que ensinasse tudo que seus filhos aprendem em casa (e mais um pouco), com excelente ambiente, professores bons, sábios, amorosos e de graça, você colocaria seus filhos lá?".

Surpreenda-se com as respostas... que serão todas a mesma: não

O homeschooling não tem nada a ver com escola. O que o homeschooling proporciona a uma família não têm relação nenhuma nem mesmo com a escola ideal. 

Mas então o homeschooling tem relação com o quê?
Vou listar especificidades do homeschooling:

*Cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, sem pressa ou refreamentos entediantes e desnecessários.
     Na escola, aprendendo ou não, o conteúdo segue para toda a turma e os que não acompanham são atropelados. Em casa não saímos de um conteúdo até que ele seja efetivamente aprendido, nem que para isso tenhamos que retardar o cronograma. Por outro lado, se a criança avança antes do esperado, ela logo pode passar para outro conteúdo naturalmente.

*É possível escolher materiais e abordagens diferentes e individualizados para cada criança, respeitando seu ritmo e temperamento únicos.

*É possível utilizar um tema ou um livro de interesse da criança como base para desenvolver todas as matérias, otimizando muito a capacidade de aprendizagem, já que o interesse partiu da própria criança.

*A criança tem tempo para se aprofundar num tema ou área de seu interesse. Por exemplo, pintura, artesanato, um esporte ou idioma incomum nas escolas, jardinagem, carpintaria, escultura etc.
    Assim, a criança desenvolve a habilidade de pesquisar um assunto de forma muito intuitiva, natural e proveitosa, já que utiliza os recursos do seu dia a dia para aprender sobre um novo assunto. Por exemplo, pesquisa em livros, amostras, exposições, museus, bibliotecas, livrarias, passeios externos (que são muitíssimo frequentes), conversa e orientação com adultos, livros paradidáticos.
    Desse modo, leva-se a criança aos limites da sua capacidade criativa para se pesquisar um assunto.
    Isso, é uma das grandes riquezas do aprendizado, pois essa é a base da educação que forma uma pessoa autodidata (vide texto da Dorothy Sayers).
    
*Como os pais têm domínio completo do que está sendo abordado no currículo da criança em cada momento, eles conseguem unir o que foi estudado a situações do dia a dia. 
   Isso apaga a linha que separa a vida escolar da vida cotidianaOu seja, a criança sente que a busca pelo conhecimento se dá em todos os momentos da sua vida. Isso enriquece tanto o sentido da vida quanto o do aprendizado

*Aumenta a intimidade dos laços entre pais e filhos e também o respeito à autoridade dos pais. Os irmãos ficam mais amigos.

*A família não precisa programar toda a sua rotina em função do calendário escolar, da localização da escola e do horário das aulas.
    Aqui, as vantagens são inúmeras...
  A família pode escolher quando tirar férias, se planejar para tirar férias junto com o nascimento do bebê, com as férias dos pais, fora da temporada, em caso de doença na família etc.
  Quando a criança fica doente não perde conteúdo de aula (para depois ter que repor apressadamente) nem precisa ser enviada à escola antes de se recuperar totalmente. Ela pode, simplesmente, dormir uma hora a mais e fazer atividades num ritmo mais lento até se recuperar por inteiro.
   Não é necessário tirar um bebê doente da cama cedinho no inverno para levar a criança maior pra escola.

*A escola é que se adapta à rotina da família
     Pode-se fazer metade das atividades de manhã com o pai, metade à tarde com a mãe.
     Pode-se receber uma visita durante a semana sem perder conteúdo de aula.
   Pode-se receber amigos que estudam em casa ou visitá-los e ainda fazer uma aula em conjunto.
     Pode-se repor aulas no fim de semana.
     Os pais podem escolher os professores que a criança vai ter para cada matéria.
     A criança pode ter aulas com um amigo da família ou com os avós.

*Não há gasto com material considerado inútil, não há desperdício.

*Não se estuda com o objetivo de tirar nota ou passar de ano, mas com o objetivo de aprender. 
   A criança desenvolve uma postura mais madura em relação ao conhecimento. Não se avança no conteúdo antes de se ter aprendido.

*A criança não convive apenas com crianças da mesma idade, mesma condição sócio-cultural, num ambiente artificial com atividades guiadas. 
    Os relacionamentos e interações são diversos e ricos. A criança recebe mais orientações adultas (que são o que lhe dará parâmetros de adequação social e de certo e errado) e precisa saber se portar com pessoas de idades diferentes, esforçando-se por compreender as especificidades de cada um conforme sua realidade.

    Por isso os artigos científicos mostram que os homeschoolers apresentam os melhores índices de socialização, menores índices de delinquência, maior preservação da religião recebida em casa e mais vocações sacerdotais.

*O maior convívio com crianças de idades diferentes, adultos e idosos faz com que a criança aprenda sobre compaixão e respeito ao diferente.

*A mãe e o pai podem acompanhar cada descoberta e cada passo do aprendizado do filho. 
    Assim como presenciam os primeiros passos e as primeiras palavras, também podem presenciar o primeiro encanto com a biologia ou a descoberta pelo gosto da literatura.

*Há mais tempo de convívio com os filhos, em vez de poucas horas com todos - adultos e crianças - cansados

*Os pais têm tempo e oportunidades de sobra para orientar os filhos, transmitir valores e ensinamentos para a vida.

*Os pais aprendem junto com os filhos em alguns casos como, por exemplo, se a família decidir se aprofundar num tema que os pais aprenderam superficialmente na escola.

*Não se perde tempo (e dinheiro!) comprando, lavando, passando e guardando uniformes, nem comprando mochilas e lancheiras. 
    Nem se perde tempo preparando lanches, marmitas, lavando potes. Acreditem, a diferença é enorme.

*São aulas particulares. 
    Portanto, são mais rápidas do que uma aula de escola, em que a professora precisa condicionar 30 crianças a guardar os materiais no lugar, depois lutar por silêncio, depois tentar fazer com que o conteúdo seja interessante para 30 pessoas de famílias e interesses diferentes.

*Os pais se unem mais ao determinar um projeto (tão especial e caro a ambos) em comum. 
    Há mais comprometimento da parte dos dois. E mais admiração.


Bem, a lista de benefícios não tem fim.

E agora acho que fica claro que a educação domiciliar não tem relação nenhuma com a vida escolarizada, não é mesmo?

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Sobre a escola I - Homeschooling x escola real
Sobre a escola II - Contra a escola?

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